Profissionais do turismo alegam não poderem vender passeios e reclamam de discriminação no Paraná.
Uma manifestação ocorrida nesta quarta-feira (5) mudou o cenário em frente ao Parque Nacional do Iguaçu (PNI). Faixas com mensagens de protesto foram expostas no trevo que dá acesso ao estacionamento do Parque. Os manifestantes são guias de turismo autônomos que querem que a administração do atrativo exija a contratação de guias por parte dos turistas que visitam a Unidade de Conservação, bem como a possibilidade de receber comissão para a venda de passeios adicionais ofertados no interior do PNI.
“Nós estamos sendo discriminados, pois trazemos os turistas até o Parque, mas somos impedidos de acompanhá-los, pois ao comprar o ingresso, a informação que é repassada ao turista é de que o passeio já disponibiliza os próprios guias e, com isso, estamos deixando de receber comissão”, afirma Teófanes Troian, supervisora central dos guias e há mais de 25 anos trabalha com o turismo em Foz do Iguaçu e há 11 atua no PNI.
Os manifestantes pretendem também, dentro dos próximos dias, interditar a BR-469 que dá acesso às Cataratas do Iguaçu. Contudo, ainda não sabem ao certo quando farão isso. Os guias afirmam que não há previsão para acabar com a mobilização próxima ao Centro de Visitantes do Parque.
Polêmica - A iniciativa foi tomada pelo Sindicato dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu (Singtur). Eles querem que o Parque siga a legislação municipal nº3405 (07/12/2007), na qual determina que todo turista, em viagem à cidade, organizada por uma empresa de turismo, deve estar acompanhado por guia turístico Regional, devidamente cadastrado no Paraná.
Cabe destacar que o atrativo é uma unidade federal e a lei citada pelos manifestantes é orgânica, ou seja, de abrangência municipal. Em virtude disso, a polêmica sobre a aplicabilidade dessa lei se arrasta há anos. Laudelino Schereder, guia há 23 anos, revelou que mais de 20 processos já foram movidos contra o Instituto Chico Mendes, órgão federal gestor do Parque Nacional do Iguaçu. A reportagem do Click Foz do Iguaçu tentou contato com a direção do PNI, mas não obteve sucesso.
A profissão de Guia de Turismo é regulamentada por lei, desde 1993, e é dividida pelas seguintes categorias: Guia Regional, Guia de Excursão Nacional, Guia de Excursão Internacional e Guia Especializado em Atrativo Turístico.
O amarelinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário