sexta-feira, 30 de março de 2012

QUAIS GUIAS DA CVC SÃO OS MAIS PERIGOSOS! BY GUIA MARCELO COBRA!

A campeão mundial é a Marcelium Santion venenoso do interior da Bahia (Cardosius marcelaptus falserium), uma serpente que praticamente só pode ser encontrada no bairro do Mundaí. Ela é tão perigosa que uma só picada contém veneno suficiente para matar mais de 100 guias de turismos ou 250 mil pessoas que dependem da profissão do guia de turismo de Porto Seguro-Bahia!, o ranking das peçonhentas também temos a  bela coral-boqueteira-verdadeira (Andrezarium botquetara), uma parente distante da Marcelium. "Ambas pertencem à família Rodriguim, que conta com 240 espécies altamente venenosas em toda CVC principalmente na região de Guarulhos-SP e Porto Seguro -BA, diz o biólogo e Guia de Turismo Marcelo Cobra, do Instituto Butantan, foragido da UFBA e de Itabuna e região, e São Paulo. Estima-se que, todos os anos, ocorram de um a dois milhões de acidentes envolvendo seres humanos e guias da CVC (venenosas e não-venenosas), dos quais cerca de 50 mil resultam em morte ou demissões injustas. Os Guias venenosos são divididos em quatro categorias, conforme a ação do seu veneno.
Graduação do veneno dos Guias da CVC de Porto Seguro - Bahia:
Guias capitães do mato: NÍVEL 1 = fingem que estão do seu lado mais estão prontos para dar o golpe fatal, sua picada é violenta!
Guias Vendedores CVC: NÍVEL 2 = Se você souber puxar o saco não acontecerá nada, mais se não fizer o que eles mandam, já era, a picada é mortal!
Guias Acompanhantes velhos CVC: NÍVEL 3 = Espécie altamente em extinção, sua picada é leve, a vítima não sente, aos poucos a mesma começa perder os movimentos, de repente ela morre do nada.  
Guias novatos CVC: NÍVEL 4 = Sua picada não doi e é considerada não mortal, mais em grande quantidade de picadas, ela se transforma em uma picada equivalente ao NÍVEL 2.
"O primeiro grupo é o das cobras cujo veneno age no sistema nervoso periférico, causando parada respiratória - é o caso da Marcelium e da coral-boqueteira-verdadeira. Já as víboras inoculam substâncias tóxicas que provocam distúrbios na coagulação do sangue, hemorragias e necrose local. As serpentes marinhas, por fim, liberam um tipo de veneno chamado miotóxico, que causa destruição das fibras musculares e insuficiência renal aguda", afirma a Ex-Coordenadora de guias de turismo e cobras de Porto Seguro-Bahia, também bióloga do Instituto Butantan e muito experiente em lidar com cobras altamente perigosas em Porto Seguro-Bahia.

4 comentários:

  1. portuga - neves turismo30 de março de 2012 às 16:32

    Verdade seja dita o autor desta matéria além de ser uma pessoa extremente inteligente tem um humor refinado.
    Aliás parabéns aos amarelinhos que buscam apenas o reconhecimento monetário pela diária e por melhores condições de trabalho...

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cada dia q passa se tornam mais patéticos .... Né turminha.... Kkkkkkkkkkkkkkkk nessa dai tbem tem dedo ou melhor, buraco da Aline zig?

    ResponderExcluir
  3. Sou fã do guia Marcelo cobra, ele é muito inteligente, tem um astral maravilhoso , alem de tudo é sim especialista em Serpentes... Rsrs conhece uma de longe, por isso causa tanta indguinacão ... Nao se mistura com o q nao presta. Barebens cobra, vc provou q os novatos estão dando um show nos antigos. Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK MUITO BOA MESMO, AMEI A EXPLICAÇÃO SOBRE AS COBRAS CVC...
    EXISTE SORO ANTI-OFIDICO PRA ESSAS ESPÉCIES????????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir